Essa terrine é uma delícia, super diferente, uma das minhas receitas preferidas para servir como entrada ou simplesmente com uma salada bem caprichada. Por ser fria, ela é refrescante e perfeita para o verão!

Não à toa, é minha sugestão de entrada para a ceia de Natal. No especial de Natal deste ano, mantenho a essência do blog, que é de “receitas gostosas que fogem da mesmice” e por isso, teremos uma ceia com entrada e prato principal com frutos do mar, no lugar do tradicional peru de Natal.

Propaganda

Ah! O bom dessa receita é que ela pode ser feita na véspera, ou seja, ideal para o Natal! (Hashtag Leticia insistente hahaha).

Sabe aquele prato que você come, repete, se sacia e se sente leve? Essa terrine é assim! Super light, sem glúten, sem lactose, um sucesso!

Deixo uma dica para quem for fazer a receita. Peça ao seu peixeiro para tirar bem os espinhos das sardinhas, pois se você tiver que fazer isso em casa, dá trabalho. Se ficarem alguns espinhos bem fininhos, não tem problema, eles são comestíveis e não incomodam.

Ah! Para quem tem curiosidade de saber o que é terrine, aqui vai: a terrine na realidade é o recipiente, um refratário normalmente de cerâmica ou ferro fundido, em formato retangular ou oval. Toda terrine tem uma tampa pesada que serve para fazer peso na preparação, firmando-a e deixando-a no formato do recipiente.




Terrine de sardinha e pimentão

Rendimento: 1 terrine de 22 cm de comprimento (6 a 8 porções)
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de forno: aproximadamente 1:10h
Tempo de espera: de 4h a 24h

Ingredientes da terrine:
24 filés de sardinha, com pele, sem espinhos (cada sardinha tem 2 filés)
500ml ou 2 xícaras de água filtrada
50ml ou 2 xícaras de vinagre branco
10g ou 2 colheres de chá de sal
6 pimentões vermelhos grandes
azeite de oliva a gosto
sal e pimenta do reino a gosto
1 maço de manjericão

Ingredientes do molho:
1/2 cebola roxa picadinha
1 maço de cebolinha francesa picadinha
4 colheres de sopa de vinagre balsâmico
azeite de oliva ou o quanto baste para dar consistência de molho
sal e pimenta do reino a gosto

Terrine – Modo de fazer:
Misture água, vinagre e sal. Coloque a sardinha em uma tigela funda e despeje a mistura de vinagre sobre ela. Tampe e deixe na geladeira por 4h. Depois disso, escorra bem e seque os filés com papel toalha.

Retire as sementes e o miolo dos pimentões. Corte cada pimentão em 2 fatias e coloque-as em uma assadeira com a pele para cima. Regue com bastante azeite de oliva e leve ao forno pré-aquecido a 180° por cerca de 1:10h ou até que a pele dos pimentões esteja bem enrugada. Depois que tirar do forno, aguarde eles esfriarem para tirar a pele, com as mãos ou com a ajuda de uma faquinha. Tempere com sal e pimenta do reino. Escorra bem o azeite deixando o pimentão em um escorredor por pelo menos 15 minutos.

Monte a terrine intercalando uma camada de pimentão e outra de sardinha, apertando com as mãos a cada vez que adiciona uma nova camada. Cubra com filme plástico e coloque um peso por cima. Deixe na geladeira por 4h, podendo deixar por até 24h, se quiser.

Desenforme e cubra com folhas de manjericão. Coloque as folhas que sobrarem, inteiras, no molho a seguir.

Molho – modo de fazer:
Misture todos os ingredientes descritos acima, inclusive as folhas de manjericão inteiras que tiverem sobrado.

Essa receita tem 3 segredos: 

– escorrer e secar bem a sardinha e o pimentão antes de montar a terrine, assim ela fica bem firme e não desmorona facilmente;
– colocar um peso em cima da terrine para que ela fique bem compacta e também evite desmoronar;
– cortar a cebola e a cebolinha francesa bem fininhas para que seus sabores, crus, sejam suavizados.

Facebook Comments